Você sempre viu nos filmes citações sobre a 13ª Emenda, em muitas ocasiões um criminoso ou um acusado cita isso, mas você sabe o que é? E o que ela tem haver com o cenário americano atual.
Esse é um assunto bem complexo e partidário, pois muitos realmente tem a ideia do racismo infundada que perdura muitas vezes por toda a vida.
O QUE É ?
A 13ª Emenda foi um documento assinado pelo presidente dos EUA, Abraham Lincoln, em 1º de fevereiro 1865. Ela tinha como objetivo acabar com a escravidão no país, exceto como punição por um crime.
Em alguns estados do norte do país já não existia escravidão, infelizmente essa não era a realidade da região sul do país, muitos brancos exerciam o controle sobre pessoas negras, muitas vezes de forma desumana, pois a prática não era considerada ilegal.
A industrialização contribuiu muito para esse cenário uma vez que a mão de obra escrava era a forma mais barata, então os negros se viam reféns das pessoas e as serviam de diversas formas para ter um mínimo de humanidade, mas claro, isso se dá desde há muito tempo atrás.
O PROCESSO DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA AMERICANA
Essa é uma história bastante curiosa, quase inacreditável. Em janeiro de 1863, Lincoln assinou a Proclamação da Emancipação que dava liberdade ao escravo que conseguisse chegar ao norte do país. Mas só em fevereiro de 1865 que a 13ª Emenda foi assinada abolindo totalmente a escravidão no país, exceto como punição por um crime.
GUERRA CIVIL
O termo é atribuído quando há conflitos internos, e isso aconteceu nos EUA entre 1861 a 1865 quando os estados da região sul escravicionistas guerrearam contra os nortistas, isso fez com que Lincoln agisse abertamente abolindo a escravidão em todo o país, ao fim da guerra, o lado sul saiu derrotado e os EUA teve seu maior massacre da história com mais de 600 mil mortos, superando os números de americanos mortos até da Segunda Guerra Mundial.
EXCETO COMO PUNIÇÃO DE CRIME
A 13ª Emenda não serve para todos os negros, isso mesmo, alguém pode ter total controle sobre outra pessoas desde que a pessoa negra esteja sendo punida por um crime, ou seja, os presidiários podem ser escravos, e quem pode dominá-los ? Ora, o Estado. Os EUA tem a população carcerária negra em maior número do que branca, sendo que a população demográfica em sua maioria é branca. O que ocorreu foi uma transferência, os negros que eram escravos e estavam libertos, agora estavam se tornando presidiários para voltar a serem escravos, isso desencadeou uma cultura que perdura até hoje no país e nos resto do mundo.
A maioria das prisões americanas dão incentivos para empresas que por sua vez podem pegar os presidiários para trabalhar para elas, então para que as empresas continuem a lucrar com mão de obra barata, as cadeias precisam continuar lotadas, e qual a forma mais fácil de lotar ? Prendendo os mais vulneráveis.
Quando o presidente Richard Nixon assumiu o poder, ele adotou fortemente um discurso contra a violência e as drogas, então qualquer pessoa que fosse pego cometendo qualquer delito na concepção do estado, era preso, em sua grande maioria eram os negros que de forma proposital tinham uma fiança bem maior, e por não ter condições de pagar, continuavam presos e mais uma vez escravos. Isso gerou uma cultura de que o negro tinha um potencial maior para cometer crimes do que brancos, cultura que perdura até hoje por lá, um lamentável dado é que existem mais negros presos nos EUA do que escravos no séc. 19.
KKK
A sigla parece engraçada, mas só parece. Significa Ku Klux Klan, você certamente já viu referências a eles em filmes mas talvez não saiba o que defendem. É uma organização que surgiu no séc. 19 nos EUA após a guerra civil, para perseguir e matar negros livres e quem defendesse os direitos civis dos mesmos. Usavam uma roupa macabra para assustar e também preservar a identidade, o incrível é que a organização chegou a ter milhões de seguidores com esse propósito, seu principal símbolo é uma cruz pegando fogo, o que reforça a ideia de macabro e assustador. Apesar de ainda existir, o grupo não tem força e hoje defende a supremacia branca como a Nação Ariana e outras organizações.
Infelizmente ainda há muitos com esse pensamento arcaico e atrasado que corrobora com o racismo e violência contra negros, são crianças, jovens e adultos que têm suas mentes doutrinadas por diversos fatores, mas nenhum deles justificáveis o bastante. Isso pode e deve ser mudado.