Há mais de 2 anos Agência dos Correios no distrito de Buritirana em Palmas (To), está de portas fechadas.

A Prefeitura de Palmas no dia 5 de setembro de 2012, em um convênio com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Empresa Pública Federal, vinculada ao Ministério das Comunicações, para a instalação de uma agência de Correios Comunitária em Buritirana. A agência tinha  como finalidade proporcionar atendimento de serviços postais básicos à população onde predominasse o interesse social mediante prestação de serviços e a comercialização de produtos.

Conforme o diretor regional dos correios na época, Paulo Wermeck, o acordo iria beneficiar as famílias do distrito que são obrigadas a se deslocar para receber suas correspondências. A implantação do serviço dos Correios no setor auxiliaria o comércio local, isso beneficiará os moradores da região e essa agência comunitária incluiria serviços básicos como envio de cartas, encomendas e outros tipos de prestação que são necessárias, já que um Banco Postal tem custo alto, garantiu Wermeck.

A Prefeitura de Palmas entraria com as despesas de água, energia, imóvel, servidor e repasse financeiro no valor de R$ 735,00 mensais. Já os demais encargos como móveis e treinamentos ficarão por conta dos Correios. A unidade tinha como objetivo ampliar o atendimento à população de Buritirana 

No distrito segundo o censo 2010, constituía de 1548 moradores, quase 10 anos depois o distrito dobrou de tamanho físico e populacional, aumentando assim ainda mais a necessidade de possuir uma agência dos correios para no mínimo suprir as necessidades básicas dos moradores do distrito. Atualmente os moradores têm percorrer uma distância de 10 km até a agência mais próxima no município de Santa Tereza do Tocantins para poder usufruirmos de serviços postais. O distrito é cercado por grandes fazendas que fazem encomendas constantemente de produtos e recebem documentos importantes como contratos, na região um comércio local que atende os moradores da região rural e do próprio distrito. Tendo em vista que o distrito também há o problema da distância, pois está há 80 km do centro de Palmas, diversos serviços postais são de extrema importância para a região. 

No distrito o morador não pode receber encomendas de mercadoria feitas por compras online, também não conseguem ter acesso a mídia impressa como jornais e revistas simplesmente pela falta do funcionamento da agência de correios. Esse serviço é essencial para a população que deixa de receber faturas e boletos de contas por exemplo, que quando consegue ir até o município de Santa Tereza do Tocantins para fazer a retirada da correspondência, as faturas estão atrasados ou já retornaram para o remetente pois nem todos constam de veículos para ir até ao outro município simplesmente para ir retirar uma correspondência. Venho através deste documento solicitar a reabertura da AGC Buritirana, pois o espaço cedido pela prefeitura de Palmas está abandonado e ainda consta com a fachada dos correios, mas o que se encontra no local é apenas o abandono e desrespeito dos governantes com os impostos que pagamos.

 

Para acompanhar a solicitação, utilize do número do protocolo abaixo:

Ouvidoria Prefeitura de Palmas: Nº 2020062525700

Ouvidoria dos Ministério da Comunicação:  Nº 01217.002937/2020-07

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: siteplantaogospel@gmail.com que iremos analisar.