Sabemos que há décadas o homem fez história por ter conquistado um espaço fora do planeta, isso ocorreu nos anos 60; E de lá para cá, vários outros marcos vêm sendo alcançados, inclusive no sábado, dia 30 de Maio um marco aconteceu diante de nossos olhos, a Crew Dragon enfim foi lançada.
O QUE É A CREW DRAGON
É uma cápsula ou nave aero espacial construída pela empresa SpaceX do bilionário Elon Musk, por meio de uma parceria público-privada supervisionada pela NASA, ela foi ao espaço acoplada no foguete Falcon 9 da NASA.
PARA ONDE FOI?
Para a ISS ( Estação Internacional Espacial). É um laboratório espacial que teve início em 1998 e término em 2011 com predominância dos EUA e Rússia, mas também com a colaboração de vários outros países. O laboratório existe com o fim de servir para experimentos que não podem ser feitos na terra devido a gravidade, também para servir como base para futuros projetos como marte o ilusório sonhos do homem, lua e até coisas que não sabemos ainda, e por fim, estimar os efeitos que a permanência prolongada no espaço causam em seres humanos, na matéria e até em equipamentos.
MARCO HISTÓRICO E O QUE ISSO REPRESENTA:
1 – É a primeira vez em nove anos que acontece uma missão tripulada (com astronautas) por americanos, partindo do solo americano e com foguete americano. Isso ocorreu pela última vez em 2011 na missão STS-135 Atlantis, de lá para cá os EUA tem dependido dos foguetes russos Soyuz para chegar a estação, partindo do Cazaquistão.
2 – O Falcon 9 utiliza uma tecnologia completamente nova, usa menos combustível e a parte que desprende do foguete volta para a terra e faz um pouso perfeito na vertical em uma balsa no meio do oceano fazendo com que este seja reutilizado.
3 – É a primeira vez desde a sua criação em 1958 que a NASA assinou um contrato com uma empresa privada para terceirizar seus lançamentos, uma vez que assim fica bem mais viável do ponto de vista econômico.
4 – Digamos que os EUA conseguiram uma certa independência da Rússia, uma vez que só tinha ela como opção para levar seus astronautas para o espaço, em cada lançamento era desembolsado cerca de 90 milhões de dólares por cadeira, mas com a SpaceX esse valor cai para cerca de 60 milhões de dólares.
BRASIL NO ESPAÇO:
O Brasil já esteve bem mais engajado nos experimentos espaciais quando em 1997 assinou um acordo exclusivo com a NASA se comprometendo a entregar seis peças para a construção da ISS, infelizmente uma série de atrasos e o grave acidente na base de Alcântara 2003 foram suficiente para o país ser expulso do programa. Contudo, uma parte do acordo foi cumprida pela NASA ao enviar o primeiro astronauta brasileiro para o espaço, Marcos Pontes assumiu a incumbência de representar o Brasil no espaço pela primeira vez no ano de 2006.