Urgente: Furacão “extremamente perigoso” avança e ameaça EUA

O furacão pode gerar uma "maré ciclônica que coloque em perigo as vidas humanas ao longo dos litorais de Carolina do Norte e Carolina do Sul"

O furacão Florence, que enfraqueceu levemente ao apresentar ventos máximos sustentados de 215 quilômetros por hora, se mantém nesta terça-feira como um ciclone “extremamente perigoso” de categoria 4 (de um máximo de 5) enquanto se aproxima do litoral sudeste dos Estados Unidos. O boletim das 11h (horário local; 12h em Brasília) do Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos EUA indicou que Florence se encontra 625 quilômetros ao sul das Bermudas e 1.455 quilômetros a lés-sudeste do Cabo Fear, no estado da Carolina do Norte.

De acordo com o último boletim, o fenômeno meteorológico se desloca rapidamente em direção oeste-noroeste com uma velocidade de translação de 26 km/h. Os especialistas do NHC alertaram para a possibilidade de o furacão gerar uma “maré ciclônica que coloque em perigo as vidas humanas ao longo dos litorais de Carolina do Norte e Carolina do Sul”. Foi emitida uma vigilância de maré ciclônica e de furacão de Edisto Beach, na Carolina do Sul, até a fronteira com a Carolina do Norte e Virgínia. Uma vigilância de maré ciclônica significa que “existe a possibilidade de inundações que ameacem a vida” devido a um aumento do nível do mar “movimentando-se terra adentro” nas próximas 48 horas.

Segundo um provável padrão de trajetória, o centro de Florence se moverá pelo sudoeste do Atlântico entre Bermudas e Bahamas até a quarta-feira, e se aproximará da Carolina do Norte e da Carolina do Sul até a sexta-feira. Os especialistas preveem que Florence se intensificará ainda mais nas próximas 24 horas e se manterá como um furacão “extremamente perigoso” até que toque terra em algum ponto, provavelmente no litoral da Carolina do Norte.

A perigosa maré ciclônica fará com que áreas que são normalmente secas perto do litoral “se inundem devido a um aumento do nível do mar”, que pode chegar a 60 centímetros e 1,20 metros de altura em Edisto Beach e na enseada de Murrells, respectivamente. Entre a enseada de Murrells e Cabo Fear a água pode subir até 1,80 metros. É esperado que Florence produza fortes chuvas em regiões da Carolina do Norte, da Virgínia e no norte da Carolina do Sul até o próximo sábado. “Esta chuva pode ocasionar inundações repentinas que ameacem a vida humana”, advertiu o NHC.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: siteplantaogospel@gmail.com que iremos analisar.